Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Doce Vida

Toda vez (toda vez = frequentemente) que eu derrubo alguma vasilha devidamente preenchida com alimento perecível ou não na cozinha, faço o meu auto-consolo: “Ainda bem que não é açúcar”. Já derrubei de tudo. Café no chão e no teto da cozinha, depois de calcular mal o espaço entre a bancada e a pia e soltar a garrafa antes de chegar em pedra firme. Leite na prateleira superior da geladeira, observando sem ação enquanto ele pingava nos potinhos e panelas, escorrendo calmamente de uma prateleira para a outra a fim de se espalhar o mais democraticamente possível. Pirex com feijão, panela de sopa e, claro, o pão que cai com a parte da manteiga virada para o chão. Mas sempre, sempre penso no quanto sou sortuda, porque pior, muito pior seria se o conteúdo em questão fosse açúcar.

Hoje, a minha sorte deve ter ido dar uma volta no Sanduba’s com meu filho pré-adolescente. Preparei um mingau para o Antônio e ficou tão apetitoso que resolvi fazer um para mim. Peguei a lata de açúcar na dispensa e levei para perto do fogão. Queria uma colherzinha só. Nada muito gritante. Nenhum exagero. Nenhum mega projeto dispendioso. O plano era certo e curto: preparar o mingau no intervalo de um programa sobre aeroportos e tomá-lo em frente à televisão. Mas, eu devia saber, não existem planos certos. A lata escapou da minha mão e caiu de boca entre a ardósia e a Pedra São Tomé. Esparramou açúcar pelo fogão, por dentro dele, embaixo e atrás. Açúcar pelas prateleiras debaixo da pia e pelas frestas do piso. Açúcar por todo lugar.

O provável seria eu entrar em pânico. Ter um ataque neurótico. Não fiz nada disso (e tive grande orgulho de mim). Pelo contrário, entrei em um estranho estado de calmaria. Respirei – e comecei a lenta tarefa de limpar o açúcar derramado. Primeiro recolhi com uma colher grande o que estava por cima e, portanto, em perfeitas condições para reaproveitamento. Depois, com uma bandejinha de isopor retirei o excesso. Tirei as panelas e coloquei em cima da pia. Lavei cada uma delas. Sequei. Varri o açúcar da prateleira, do chão e de trás do fogão (depois de arrastá-lo e machucar um dedo no encaixe da tampa de vidro). Com uma colher de sopa, juntei os restinhos que a pá de lixo não alcançou. Voltei o fogão e as panelas para seus postos. Guardei a vassoura e a pá. Joguei o açúcar sujo fora. Lavei as mãos, terminei meu mingau. Tomei. Deitei - e rezei para as formigas terminarem o meu serviço, levando o resto do açúcar que eu não consegui limpar. Elas sempre aparecem e conto bravamente que não vão me deixar na mão.

10 comentários:

  1. Bom diaaaaaa Maria!!! Primeiro quero ti dar os parabens pelo Daniel e pelo Antônio eles estão lindosss, vi eles ontem no programa papo de mae rsrsrs..
    Agora derrubar açucar ninguem merece ne uma vez eu derrubei , ai depois de uns 15 min. pensando o que iria fazer resolvi aspirar rsrsrs foi pior kkkk as formigas entraram dentro do meu aspirador de pó rsrs .
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria,

    Caramba esqueci que vc ia aparecer no programa,tem como ver o vídeo?Acho que semana passada,estava feliz preparando o café da manhã,meu marido ajudando,não sei como ele tocou numa tigela de vidro,adivinha?Espatifou a tigela inteira,mas não em pedaços grandes,mas em pequenos pedaços,vidros para todos os lados,da prateleira de cima foi caindo nas de baixo,eu respirei,e tirei tudo,lavei os pratos,copos,tudo o que tinha lá dentro,enfim são dias que tem tudo pra começar mal,mas de alguma forma a gente consegue resolver sem ataques de histeria...

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu e minha famosa mão furada, tbm sou assim eu derrubo tudo, eu sempre ficava com medo pq eu tenho uma bebê e já pensou se eu continuasse assim com a minha mão mole !!!
    Há casos que o melhor mesmo é manter a calma fazer o que, limpar açúcar é horrível, da próxima vez derruba outra coisa rsrsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina, só vc mesma... Olha, eu já entrei tb nesse estado de calmaria, que no fundo, chega a assustar, pq uma hora, a gente estressa por mto menos...
    Mas que bom que curtiu seu mingau...
    Ah! Ainda não vi o programa, mas gravei!!!
    Amanhã com calma, quero ver!!!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  5. Maria,

    Me dá a receita do mingau....vc acredita que não sei fazer,mas meu bebê tá com gripe e acho que vou fazer pra ele..tá com coriza,tadinho!!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Meninas, a verdade é: quando tudo está tranquilo, acontece alguma coisa para desvirtuar o andamento. Como, por exemplo, cair uma lata de açúcar de boca no chão...
    Que bom que viu o programa, Vanessa. Os meninos estão um amor mesmo. Eu estava horrorosa, credo!

    Alê, fiz mingau de maizena, é bem simples. Você coloca tipo um copo de leite, desses de requeijão, para ferver. Para o Antônio eu não ponho açúcar, mas seus filhos são maiores, então acredito que já adoece,né? Aí você adoça e espera ferver (eu coloco uma gotinha de baulinha e uma pitada de canela). Enquanto o leite ferve, você coloca leite de novo no copo (meio copo) e dissolve uma colher de sopa bem cheia de maizena nele. Bem cheia mesmo. Quando o leite na panela ferver, você acrescenta esse leite com maizena dissolvida e vai misturando, para não empelotar. É super fácil (embora minha explicação tenha sido gigantesca!).

    Um beijinho a todas,

    Maria

    ResponderExcluir
  7. Maria sou sua fã, vc e demais....rs....to rindo aqui da situação hoje cedo mesmo, eu já atrasada para o trabalho derrubei um copo de leite no chão da cozinha....respirei fundo, e calmamente não xinguei, já que tenho o costume de falar palavroes e estou me policiando por causa do meu bb, nem me reconheci rs....
    bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  8. Adorei poder te encontrar por aqui...

    Valeu pelo e-mail indicando seu paradeiro...tava com saudades dos posts no bebe.com..

    De Liliane Lisboa e Davi(seis meses)
    Bjuz para vc e Antonio

    ResponderExcluir
  9. Eu sou mega-desastrada e vivo derrubando tudo! Mas dizem que pior é derramar sal: perde-se uma amizade! Pra evitar o segredo é derramar açúcar por cima (sento só a meleca)! Por via das dúvidas melhor fazer, né?! heheheh!
    Estou passando pra te convidar a participar de um sorteio super bacana que estou realizando no meu bloguinho. O prêmio é um adesivo decorativo beeemmm bonito! Te espero lá!
    http://coisasdamaura.blogspot.com/2011/07/sorteio-concorra-um-lindo-adesivo.html
    Um abraço!
    Maura, mamãe da Sophia

    ResponderExcluir
  10. Maria vc sumiu , entrou de ferias do blog tbm ????bjus.

    ResponderExcluir